CREDIBILIDADE EM PAUTA

O desafio da credibilidade do jornalismo na web

Mais dados sobre a decadência da credibilidade

Posted by gruponewton em setembro 1, 2009

Uma pesquisa foi divulgada pelo site Companhia de Notícia (CDN) para saber o grau de Credibilidade da Mídia em 2008. Nada tão diferente do que já havíamos pesquisado anteriormente.

Segundo a pesquisa, a internet ganhou força nos últimos três anos, em 2005 a rede era apontada por 22% dos entrevistados como a primeira fonte de informação, nesse ano o percentual aumentou para 36%.

Mesmo com um crescimento significativo, a Internet vem perdendo credibilidade, em 2005 era indicada por 46% dos entrevistados como confiável, em 2008 teve uma queda com apenas 31%.

O jornal impresso ainda é o meio com maior penetração, seguido de TV com 96%. Já as revistas tiveram um crescimento de 64% para 92% e o rádio de 63% para 77%.

De acordo com o site, a pesquisa foi baseada em entrevistas com 500 executivos de médias e grandes empresas dos setores industrial, comercial, de serviços e administração pública, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a gerente de conteúdo da MidiaWeb, Caroline Veiga, a internet está sendo cada vez mais acessada, entretanto há um problema na quantidade de informações que as pessoas estão publicando.

Outro fator que a jornalista destaca é a “instantaneidade” das notícias, no qual o leitor deve ter um senso crítico mais apurado e saber interpretar a notícia ou o dado em questão. “Vale reforçar que a confiança em um determinado veículo, site ou blog vem com o tempo, pois quando navega a pessoa vai elegendo, às vezes inconscientemente, os sites em que ela mais se identifica”. Caroline afirma que a internet sempre estará em constante evolução, por isso, os jornais devem estabelecer credibilidade com uma informação ética e responsável.

Bom, o resultados dessa entrevista é mais uma confirmação do nosso relatório técnico científico sobre o tempo em que a marca atua, o tempo está diretamente ligado ao fator credibilidade.

Deixe um comentário